segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Oi pessoal achei umas dicas bem legais para dinâmicas de grupo, tenho certeza que muita gente fica nervosa com essa dinâmicas,  e que muitas vezes essas "brincadeiras " que parecem besteira  tem um papel muito importante na hora da empresa analisar o perfil dos candidatos.

NÃO SE ESQUEÇAM DE OLHAR AS OPORTUNIDADES DE TRAINEE ABERTAS.

SUPERE A TIMIDEZ DURANTE A DINÂMICA

            



Aprenda como se sair bem em momentos 
fundamentais durante o processo
Por Priscila D'Amora
A dinâmica de grupo é uma das fases do processo seletivo que mais deixa os candidatos inseguros. Se ao estar nessa situação o nervosismo e a preocupação começam a dominar excessivamente seus pensamentos, respire fundo e tente driblar esses sentimentos, para que eles não atrapalhem o seu desempenho. E uma das dúvidas mais recorrentes entre nossos leitores, e que rendem inúmeros e-mails para a redação, é justamente como driblar a timidez durante a dinâmica.
Vencer o monstro da timidez e passar por essa importante etapa da seleção pode parecer muito difícil no começo, mas o autocontrole é um exercício diário que gera resultados. Veja como superar essa barreira com as dicas de nossa especialista Izabel Failde e de Canísio Mayer. Boa sorte!
1. Adapte-se ao ambiente 
Participe , permita-se ser desafiado;

Responda com naturalidade e segurança aos olhares e questionamentos de quem coordena a dinâmica;

Deixe que as pessoas e o ambiente se tornem mais familiares. Isso fará com que a tensão do começo vá aos poucos diminuindo. 
2. Para não travar 

* Controle situações de ordem pessoal 
que estejam o incomodando no momento. Vida familiar, relacionamento amoroso, etc. Se for questionado a respeito fale de forma clara, mas sem se expor;
* Tente não pensar em situações que não deram certo . Por exemplo, uma oportunidade de trabalho perdida e cujo motivo foram as dinâmicas ou a incapacidade de expressar suas habilidades em público. Perceba que cada situação pode ser diferente e tratar-se de uma nova oportunidade para acertar;

Perceba que as dinâmicas despertam um duplo movimento nas pessoas : para umas é uma oportunidade de serem elas mesmas, de mostrarem seu talento, postura e valores. Já para outros, é um sofrimento, pois não gostam de se expor, levam uma vida mais reservada ou já sofreram por causa disso. Detecte o seu tipo de reação e tente contornar.

3. Carregue algumas "bandeiras" consigo

* Antes de mais nada, 
tenha consciência daquilo que deseja ;
Compreenda que uma entrevista não é um problema , mas uma oportunidade para afirmar o que gosta, e faça a diferença;

Não gaste energia em problemas imaginários , que nunca serão solucionados e só tiram o sono e a paz. Ocupe-se de problemas reais, veja a dinâmica como um desafio a ser superado e lembre que já passou por muitas dificuldades na vida e que é um vencedor por natureza;

Use de técnicas de relaxamento , como as de respiração e de escuta dos sons, que poderão auxiliar nestes momentos; 
4. Enfrente a saia justa: 

* A pessoa pode travar não porque é tímido 
, mas porque o assunto abordado o incomoda. Quando o assunto for abordado, ela vai ter um bloqueio natural. Equilibre a sinceridade, já que em uma dinâmica de grupo a exposição é inevitável.

Quando vier a famosa pergunta: Por que você se desligou da empresa? Ou, por que você estava dentro do corte? Fale a verdade. Um exemplo: "Os resultados que eu demonstrei para a empresa naquela data não atendiam as expectativas porque me faltavam conhecimentos técnicos. Por isso, me dediquei e agora estou aprimorando meus pontos fracos". Isso demonstra uma reação madura.

Não faça promessas . A boa vontade precisa estar aliada a ações. Mostre-se apto e pronto para enfrentar um meio competitivo.

5. Aspectos que podem deixar a pessoa ainda mais tímida e insegura: 
* O tipo de educação recebida em casa . Por exemplo, pais muito repressores fazem filhos tímidos e medrosos;

* Experiências vividas no passado 
e que condicionam a pessoa negativamente na hora da dinâmica;

Insegurança em relação à sua competência para executar o trabalho em jogo;

Saber que está sendo observado em todos os sentidos: na roupa, físico, comunicação, argumentação, jeitos. Ser observado e saber-se observado provocam insegurança;

A timidez poderá ainda ser reforçada por se tratar de uma encruzilhada, o que traz medos, inseguranças, nervosismo. Mas respire fundo e mostre quem você é que, com certeza, conseguirá se destacar positivamente.

fonte: http://carreiras.empregos.com.br

DICAS PARA SE DAR BEM NAS DINÂMICAS DE GRUPO






Acredite! Todas aquelas “brincadeiras” em equipe utilizadas nas dinâmicas de grupo, como encher balões, construir algo com peças de lego etc, que muitos candidatos pensam ser uma bobagem ou perda de tempo e que podem eliminar você de um processo seletivo, têm um sentido e uma finalidade. Os joguetes, aliás, não têm nada de genuíno.  
As dinâmicas ou jogos são escolhidos estrategicamente conforme as características ou competências que se quer observar dos candidatos, afirmam consultores empresariais. Esses exercícios têm o intuito de mostrar como o candidato age e reage a situações do cotidiano. Podem estar ligados inclusive ao segmento de um negócio e aos produtos fabricados por dada companhia.
“Como diz o nome, as dinâmicas revelam a dinâmica (atitude, comportamento) de cada indivíduo perante um grupo de pessoas. Além disso, induzem a situações próximas ao cotidiano da empresa, estimulando o candidato a agir de forma transparente, o que vai permitir a observação dos seus conhecimentos técnicos e do seu verdadeiro ‘eu’”, afirma Izabel Failde, consultora de carreira.
PREPARE-SE


Procure entender as características e natureza do cargo para o qual você está se candidatando e liste as principais competências que, em sua opinião, serão mais valorizadas pelos selecionadores.
Tenha em mente quais são suas respostas para as perguntas mais comuns na entrevista de emprego.
Trajes
A recomendação é usar roupa social. Algumas empresas, como agências de publicidade, veem com bons olhos os candidatos que se vestem de modo criativo, inovador e irreverente. Mas são exceções.
Outros cuidados importantes
Perfume - Escolha cuidadosamente sua fragrância e use-a com moderação. Não tome “banho de perfume”.

Cores - Tons clássicos são os indicados. O azul marinho, por exemplo, é impessoal e não desperta atenção indesejada. Fuja de cores como o vermelho, que é chamativo e não imprime confiabilidade. Lembre-se: sapatos sociais não combinam com meias brancas.

Higiene - Cabelos lavados e bem penteados, unhas limpas e cortadas, sapatos e pasta de trabalho sempre engraxados. Roupas bem passadas e igualmente limpas são fundamentais. Não há segunda impressão neste quesito.

Piercing e tatuagem - A maioria das empresas reprova o uso. Se você usa piercing vale a pena deixá-lo de lado por enquanto. A tatuagem deve estar coberta.
Maquiagem - Deve realçar a beleza. A artificialidade é um ponto negativo.

Bijuterias - Devem ser discretas. Se você é homem e usa brinco é melhor deixá-lo em casa.
Observação: As mulheres, principalmente, devem transmitir credibilidade e não sensualidade.

Nervosismo e a ansiedade
Segundo a consultora Izabel Failde, a ansiedade é encarada com naturalidade pelos selecionadores. O que pode levar a uma possível desqualificação para a vaga, diz ela, é o fato de o candidato não conseguir lidar, controlar ou equilibrar a ansiedade, o que pode comprometer o desempenho dele durante a dinâmica. Para evitar isso, recomenda-se chegar ao local do processo de seleção um pouco antes.

MOSTRE SUAS HABILIDADES
Procure entender muito bem as regras das situações propostas nas dinâmicas de grupo e antecipe o que poderá ser apresentado ou observado.

Se você estiver se candidatando a uma vaga de liderança, o que será observado será o seu papel na ação de todo o grupo. Nem sempre o que fala mais é o escolhido. O selecionado pode ser o que estimula os outros a falar.
Do mesmo modo, nem sempre o que ganha a “brincadeira” (jogo) ou o que dá mais sugestões para o produto, por exemplo, é quem ficará com a vaga. Você pode estar sendo observado pela capacidade de ceder nas horas críticas para que o grupo atinja os resultados. Por isso, nunca tente ser o que você não é. Se você não tem determinado tipo de comportamento, ele não aparecerá naturalmente em situações de brincadeira ou de pressão. Condutas “interpretadas” são fáceis de serem percebidas, pois geralmente são artificiais e exageradas.
Se possível, aproveite a dinâmica para conhecer outras pessoas e fazernetworking. Utilize informações de sua experiência pessoal para explicar as ocorrências e reflexões que surgirem na dinâmica de grupo, caso seja questionado sobre algo que não esperava.


SAIBA COMO SE PORTAR

Saiba Como se Portar
Ouça os colegas, as instruções, o seu grupo de trabalho. Saber ouvir é se predispor a entender a ideia do outro, mesmo que ela seja contrária à sua.

Defenda suas ideias com argumentos, sem agressividade.

Seja flexível para ajustar-se aos diferentes tipos de ambientes, situações e necessidades.
Saiba administrar conflitos. Silencie-se e posicione-se na hora certa.
Tenha clareza ao falar / comunicar
Não exagere na autopromoção. Exibicionismos não são bem vistos nos processos de seleção.
Comunicação não-verbal
Empregos.com.brSente-se no encosto da cadeira e incline-se um pouco para frente. Repouse os braços no apoio da cadeira ou descanse-os em sua perna. Olhe nos olhos do entrevistador. Gesticule harmonicamente.
Isso demonstra que você está seguro e relaxado, transmite confiança e ajuda a criar maior sinergia e envolvimento com o outro.





Empregos.com.brBraços cruzados, olhar cabisbaixo e exageros nos movimentos dos braços e pernas mostram descontentamento, falta de conexão com o outro, insegurança, medo, falta de confiança, desconforto.
Nas dificuldades sobressaia-se
Procure observar o todo. Se for um obstáculo grande, não há como “mentir” e o grau de dificuldade vai aparecer. Se a dificuldade for mediana requer um esforço a mais para resolver a situação.
Seja como for, não se justifique, afinal, todos têm seus limites. Manter a calma é fundamental.
Se por alguma razão, não houver possibilidade de participar diretamente do jogo pergunte ao grupo se há outra forma de colaborar na atividade que não envolva movimentos físicos.
Driblar os obstáculos com bom humor pode fazer diferença no resultado da dinâmica.

AUTO ESTIMA AO TÉRMINO DO PROCESSO
Se você não foi selecionado não significa que fez algo errado. Pode ser que a sua performance não esteja adequada ao cargo oferecido ou que não há vagas disponíveis para todos os candidatos que tenham perfil para ocupá-la. Avalie a sua participação e procure compartilhar com outros profissionais o seu desempenho.

De acordo com consultores organizacionais, a dinâmica de grupo pode oferecerfeedbacks interessantes para que os candidatos melhorem o seu próprio perfil de competências.

Por isso, seja qual for resultado, encare-o de modo positivo e assertivo. Procure extrair os ganhos dessa experiência. Seja sincero - e estratégico - em relação ao aproveitamento. Faça um esforço e encontre um aprendizado na atividade.
Dicas de respostas aos selecionadores após a dinâmica: 
“Essa dinâmica me mostrou mais uma vez que o trabalho em grupo é fundamental para obtermos melhores resultados.”
“Essa atividade me fez relembrar líderes do passado, que me ensinaram a como ser (ou a como não ser) um bom líder.”
Fique atento!
Especialistas em carreira e recursos humanos afirmam que candidatos que possuem as competências de comunicação, negociação, flexibilidade e empatia geralmente se saem melhor nas dinâmicas.
Dependendo do processo, candidatos muito tímidos, com dificuldade de falar em público ou colocar suas opiniões, podem perder a vaga para um profissional com menos habilidade técnica, que possui as competências mencionadas no parágrafo anterior.

TRAINEE GRUPO SOTREQ 2011 INSCRIÇÕES PRORROGADAS






TRAINEE GRUPO SOTREQ 2011
INSCRIÇÕES PRORROGADAS


O Grupo Sotreq, um dos maiores revendedores Caterpillar do Mundo e líder na comercialização e engenharia de soluções para seus clientes, está em busca de pessoas capazes de contribuir com a melhoria da produtividade de seus produtos e serviços, deu início às inscrições de seu Programa de Trainee 2011.
Podem se candidatar profissionais formados há no máximo dois anos no curso de Engenharia (Mecânica, Elétrica, Eletrônica, Mecatrônica e Produção). Inglês fluente, conhecimentos do pacote Office e disponibilidade para viagens também são pré-requisitos.
O processo seletivo é composto por triagem de currículos, testes de Inglês e conhecimentos gerais, pesquisa comportamental, dinâmica de grupo e entrevista individual.
O programa terá início em fevereiro de 2011 e o trainee poderá ficar locado no Rio de Janeiro, Contagem (MG), Goiânia (GO), Belém (PA) e Manaus (AM), além de Sumaré (SP) e Jaguaré (SP).
As inscrições foram prorrogadas 





domingo, 30 de janeiro de 2011

PROGRAMA DE TRAINEE SCANIA 2011








PROGRAMA DE TRAINEE SCANIA 2011





Informações:
Objetivo:
Identificar jovens  com  potencial, boa formação acadêmica e que estejam interessados em abraçar novos desafios e contribuir com inovações, para atender às futuras demandas da organização.

Escopo do programa: 
•      Haverá 6 ciclos de job rotation, com duração de 4 meses cada, perfazendo um total de 24 meses;
•       Job rotation contemplará a atuação em 4 áreas consideradas mandatórias e 2 opcionais
Atividades:
•      Estabelecer ou revisar processos;
•      Gerenciar projetos;
•      Ser inserido na rotina de trabalho da área.
Pré-requisitos:
•      Cursos: Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Ciências
        Econômicas;

•      Idiomas: inglês avançado / fluente;

•      Mês e ano de conclusão: entre Dezembro de 2008 até Dezembro de
        2010.

 
Importante: As inscrições poderão ser feitas até o dia 20/02/2011

Etapas do Processo: 
•      Inscrições e testes on-line (Inglês e Raciocínio Lógico);
•      Dinâmica de Grupo;
•      Entrevistas finais com os gestores;
•      Contratação.

para se cadastras acesse www.ciadetalentos.com.br


fonte: www.ciadetalentos.com.br


     

TRAINEE O BOTICÁRIO 2011





TRAINEE O BOTICÁRIO 2011
A partir de 3 de fevereiro, estão abertas as inscrições para o programa de trainees do Grupo Boticário. Candidatos de todo o País podem participar da seleção para 23 vagas em diferentes áreas e negócios da empresa. As inscrições podem ser feitas pelo site www.grupoboticario.com.br, até 31 de março deste ano. É necessário que o candidato tenha concluído a graduação entre dezembro de 2008 e julho de 2011. Colaboradores e estagiários do Grupo Boticário que atendam aos critérios também podem participar.





Os trainees selecionados começam a trabalhar em julho de 2011 na sede do Grupo, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba (PR), ou no escritório da empresa em São Paulo. “Eles recebem treinamento e capacitação para assumir grandes desafios. O programa é focado no desenvolvimento de competências técnicas, comportamentais e com temas voltados ao negócio. Nosso objetivo, com isso, é formar profissionais-chave para a organização”, afirma o diretor de Desenvolvimento e Transformação Organizacional do Grupo Boticário, Henrique Adamczyk.
O programa prevê um contrato de 18 meses com o trainee, mas o selecionado já passa a fazer parte do quadro de colaboradores desde o primeiro dia. Isso inclui todos os benefícios relacionados à saúde, transporte, alimentação, previdência, entre outros, que são oferecidos a todos os funcionários do Grupo Boticário. Cada trainee é responsável por um projeto e tem um executivo como seu mentor. “O programa gera excelentes oportunidades tanto para o profissional, que podem alavancar sua carreira, quanto para a empresa, que atrai talentos para seu quadro”, completa o executivo.
Em 2010, após uma seleção que envolveu mais de 10 mil candidatos inscritos, 11 trainees ingressaram no Grupo Boticário. Para este ano, a seleção incluirá, após a fase de inscrições, testes online, dinâmicas, paineis e entrevistas. O processo completo será concluído em junho.