segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

DICAS PARA SE DAR BEM NAS DINÂMICAS DE GRUPO






Acredite! Todas aquelas “brincadeiras” em equipe utilizadas nas dinâmicas de grupo, como encher balões, construir algo com peças de lego etc, que muitos candidatos pensam ser uma bobagem ou perda de tempo e que podem eliminar você de um processo seletivo, têm um sentido e uma finalidade. Os joguetes, aliás, não têm nada de genuíno.  
As dinâmicas ou jogos são escolhidos estrategicamente conforme as características ou competências que se quer observar dos candidatos, afirmam consultores empresariais. Esses exercícios têm o intuito de mostrar como o candidato age e reage a situações do cotidiano. Podem estar ligados inclusive ao segmento de um negócio e aos produtos fabricados por dada companhia.
“Como diz o nome, as dinâmicas revelam a dinâmica (atitude, comportamento) de cada indivíduo perante um grupo de pessoas. Além disso, induzem a situações próximas ao cotidiano da empresa, estimulando o candidato a agir de forma transparente, o que vai permitir a observação dos seus conhecimentos técnicos e do seu verdadeiro ‘eu’”, afirma Izabel Failde, consultora de carreira.
PREPARE-SE


Procure entender as características e natureza do cargo para o qual você está se candidatando e liste as principais competências que, em sua opinião, serão mais valorizadas pelos selecionadores.
Tenha em mente quais são suas respostas para as perguntas mais comuns na entrevista de emprego.
Trajes
A recomendação é usar roupa social. Algumas empresas, como agências de publicidade, veem com bons olhos os candidatos que se vestem de modo criativo, inovador e irreverente. Mas são exceções.
Outros cuidados importantes
Perfume - Escolha cuidadosamente sua fragrância e use-a com moderação. Não tome “banho de perfume”.

Cores - Tons clássicos são os indicados. O azul marinho, por exemplo, é impessoal e não desperta atenção indesejada. Fuja de cores como o vermelho, que é chamativo e não imprime confiabilidade. Lembre-se: sapatos sociais não combinam com meias brancas.

Higiene - Cabelos lavados e bem penteados, unhas limpas e cortadas, sapatos e pasta de trabalho sempre engraxados. Roupas bem passadas e igualmente limpas são fundamentais. Não há segunda impressão neste quesito.

Piercing e tatuagem - A maioria das empresas reprova o uso. Se você usa piercing vale a pena deixá-lo de lado por enquanto. A tatuagem deve estar coberta.
Maquiagem - Deve realçar a beleza. A artificialidade é um ponto negativo.

Bijuterias - Devem ser discretas. Se você é homem e usa brinco é melhor deixá-lo em casa.
Observação: As mulheres, principalmente, devem transmitir credibilidade e não sensualidade.

Nervosismo e a ansiedade
Segundo a consultora Izabel Failde, a ansiedade é encarada com naturalidade pelos selecionadores. O que pode levar a uma possível desqualificação para a vaga, diz ela, é o fato de o candidato não conseguir lidar, controlar ou equilibrar a ansiedade, o que pode comprometer o desempenho dele durante a dinâmica. Para evitar isso, recomenda-se chegar ao local do processo de seleção um pouco antes.

MOSTRE SUAS HABILIDADES
Procure entender muito bem as regras das situações propostas nas dinâmicas de grupo e antecipe o que poderá ser apresentado ou observado.

Se você estiver se candidatando a uma vaga de liderança, o que será observado será o seu papel na ação de todo o grupo. Nem sempre o que fala mais é o escolhido. O selecionado pode ser o que estimula os outros a falar.
Do mesmo modo, nem sempre o que ganha a “brincadeira” (jogo) ou o que dá mais sugestões para o produto, por exemplo, é quem ficará com a vaga. Você pode estar sendo observado pela capacidade de ceder nas horas críticas para que o grupo atinja os resultados. Por isso, nunca tente ser o que você não é. Se você não tem determinado tipo de comportamento, ele não aparecerá naturalmente em situações de brincadeira ou de pressão. Condutas “interpretadas” são fáceis de serem percebidas, pois geralmente são artificiais e exageradas.
Se possível, aproveite a dinâmica para conhecer outras pessoas e fazernetworking. Utilize informações de sua experiência pessoal para explicar as ocorrências e reflexões que surgirem na dinâmica de grupo, caso seja questionado sobre algo que não esperava.


SAIBA COMO SE PORTAR

Saiba Como se Portar
Ouça os colegas, as instruções, o seu grupo de trabalho. Saber ouvir é se predispor a entender a ideia do outro, mesmo que ela seja contrária à sua.

Defenda suas ideias com argumentos, sem agressividade.

Seja flexível para ajustar-se aos diferentes tipos de ambientes, situações e necessidades.
Saiba administrar conflitos. Silencie-se e posicione-se na hora certa.
Tenha clareza ao falar / comunicar
Não exagere na autopromoção. Exibicionismos não são bem vistos nos processos de seleção.
Comunicação não-verbal
Empregos.com.brSente-se no encosto da cadeira e incline-se um pouco para frente. Repouse os braços no apoio da cadeira ou descanse-os em sua perna. Olhe nos olhos do entrevistador. Gesticule harmonicamente.
Isso demonstra que você está seguro e relaxado, transmite confiança e ajuda a criar maior sinergia e envolvimento com o outro.





Empregos.com.brBraços cruzados, olhar cabisbaixo e exageros nos movimentos dos braços e pernas mostram descontentamento, falta de conexão com o outro, insegurança, medo, falta de confiança, desconforto.
Nas dificuldades sobressaia-se
Procure observar o todo. Se for um obstáculo grande, não há como “mentir” e o grau de dificuldade vai aparecer. Se a dificuldade for mediana requer um esforço a mais para resolver a situação.
Seja como for, não se justifique, afinal, todos têm seus limites. Manter a calma é fundamental.
Se por alguma razão, não houver possibilidade de participar diretamente do jogo pergunte ao grupo se há outra forma de colaborar na atividade que não envolva movimentos físicos.
Driblar os obstáculos com bom humor pode fazer diferença no resultado da dinâmica.

AUTO ESTIMA AO TÉRMINO DO PROCESSO
Se você não foi selecionado não significa que fez algo errado. Pode ser que a sua performance não esteja adequada ao cargo oferecido ou que não há vagas disponíveis para todos os candidatos que tenham perfil para ocupá-la. Avalie a sua participação e procure compartilhar com outros profissionais o seu desempenho.

De acordo com consultores organizacionais, a dinâmica de grupo pode oferecerfeedbacks interessantes para que os candidatos melhorem o seu próprio perfil de competências.

Por isso, seja qual for resultado, encare-o de modo positivo e assertivo. Procure extrair os ganhos dessa experiência. Seja sincero - e estratégico - em relação ao aproveitamento. Faça um esforço e encontre um aprendizado na atividade.
Dicas de respostas aos selecionadores após a dinâmica: 
“Essa dinâmica me mostrou mais uma vez que o trabalho em grupo é fundamental para obtermos melhores resultados.”
“Essa atividade me fez relembrar líderes do passado, que me ensinaram a como ser (ou a como não ser) um bom líder.”
Fique atento!
Especialistas em carreira e recursos humanos afirmam que candidatos que possuem as competências de comunicação, negociação, flexibilidade e empatia geralmente se saem melhor nas dinâmicas.
Dependendo do processo, candidatos muito tímidos, com dificuldade de falar em público ou colocar suas opiniões, podem perder a vaga para um profissional com menos habilidade técnica, que possui as competências mencionadas no parágrafo anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário